Associação dos Amigos do Ecomuseu Natural do Mangue da Sabiaguaba - ASADOECOMUNAM

ONG atuante na cidade de Fortaleza há quase 18 anos, trabalhando com educação ambiental, reflorestamento em áreas de mangues e pesquisa cientifica

  • 3

    VAGAS CRIADAS
  • 10

    VOLUNTÁRIOS ENGAJADOS

Sobre a ONG

Trabalhamos com educação ambiental voltada a preservação do ecossistema manguezal. Nossas atividades são voltadas a aulas de campo (escolas, faculdades e outros grupos), pesquisa cientifica, estágios obrigatórios e manutencão de viveiro educador aclimatado. Realizamos ainda campanhas de retiradas de resíduos sólidos dos manguezais (projeto Limpa Mangue), participamos com palestras e exposições em escolas, shoppings e centros de eventos(onde levamos parte do nosso acervo).

Sendo o manguezal ecossistema vital a vida na terra, visto que atua desde a produção de alimentos até a regulação do clima( sendo ainda comprovado que o ecossitema costeiro é capaz de armazenar até 4 vezes mais gás carbono que qualquer outra flroesta do mundo, fato que impacta diretamente na amenização do clima de regiãoonde se localiza).

O trabalho de educação ambiental na área se mostra de relevante interesse, entre outros pontos, se observarmos o artigo 225 da Constituição Federal ("Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações"). Para, além disso, pretegendo-se os manguezais tambem se protege toda a fauna e flora local e beneficia a alimentação da população ribeirinha.

As pesquisas cientificas e o grupo de estudos, trabalho iniciado pelo Ecomuseu em parceria com o curso de Geografia da Universidade Estadual do Ceará, nos possibilita capacitar pessoal técnico para melhor aproveitamento das ações de reflorestamento, que em 2018 já contam em 1,46 hectares de área reflorestada.

Temos ainda como vital importância para o nosso trabalho atua junto ao ODS 11 - Cidades Sustentáveis, pois enquanto museu cuidamos da salvaguarda do patrimônio.